Meio Ambiente

Klabin adere a compromisso global pelo clima

Companhia é uma das três empresas brasileiras a participarem do movimento 'Business Ambition for 1.5º C - Our Only Future', da ONU.

Foto: Divulgação

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, oficializou seu compromisso junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e sociedade civil para estabelecer metas e objetivos para reduzir os efeitos das mudanças climáticas, até 2050. A companhia participa da campanha global "Business Ambition for 1.5º C - Our Only Future", sendo uma das 87 empresas em todo o mundo reconhecidas por liderar o caminho de combate às mudanças climáticas.

Com a iniciativa, a Klabin reitera os esforços que já vem sendo realizados e se compromete publicamente a seguir com ações que limitem o aumento da temperatura global a 1,5°C, alinhado ao que cientistas acreditam ser necessário para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

"Estamos reforçando o comprometimento da Klabin com a sustentabilidade e demonstrando nossa recorrente preocupação com as mudanças climáticas, um dos principais desafios da humanidade. Em nossa gestão, priorizamos um modelo de autossuficiência e respeito ao meio ambiente, que equilibra produtividade com o menor impacto possível ao ecossistema, buscando a melhoria de performance contínua dos nossos negócios", afirma Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.

A Klabin mantém, atualmente, um intenso trabalho para mitigar ao máximo os possíveis impactos de sua operação ao meio ambiente. A empresa mantém uma matriz energética proveniente 89.1% de fonte renovável, gerada a partir de produtos de origem florestal, como biomassa e licor negro.

Além disso, a empresa possui um saldo positivo de 5,1 milhões de toneladas de CO2 eq em seu balanço de carbono, ou seja, sua base florestal remove mais CO2 da atmosfera do que é emitido em todas as 18 unidades fabris da companhia. Nos últimos 16 anos, a Klabin já reduziu em 61% suas emissões específicas de CO2 eq, contribuindo ativamente para limitar o aumento da temperatura global.

O compromisso foi anunciado na Cúpula do Clima, organizada pela ONU esta semana em Nova York. O evento acontece paralelamente às diversas reuniões e atividades da Semana do Clima, evento também coordenado pela ONU.

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Klabin já atua em parceria com a ONU para o alcance de metas essenciais para o desenvolvimento do planeta. Em 2016, aderiu voluntariamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas. A iniciativa reúne governos, sociedade civil e setor privado em uma agenda global a favor das pessoas, do planeta, da paz e da prosperidade, definindo prioridades para um futuro próspero. Desde então, a empresa vem trabalhando para contribuir com essa agenda, fazendo com que os ODS estejam cada vez mais integrados ao planejamento estratégico da companhia. Além disso, é signatária do Pacto Global, mobilização internacional de empresas em apoio às ONU na promoção de dez princípios que reúnem valores fundamentais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e trabalhistas e de combate à corrupção.



EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra